Noticias 1.º Período 2017-2018


Eucaristia da Imaculada Conceição

No dia 7 de dezembro celebrámos a eucaristia da Imaculada Conceição, Rainha de Portugal, onde recordámos a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora e o SIM de Maria à Missão de ser a Mãe do Filho de Deus.


Uma visita muito especial

Esta semana recebemos, com muita alegria, uma visita muito especial: a Irmã Rosa Cândida, a Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, e também a nossa antiga diretora. Na quarta-feira tivemos uma "Boa tarde" muito especial com ela. A Irmã mostrou-nos um vídeo que nos mostrava que com pequenos gestos de bondade poderíamos transformar o mundo. No final, dois alunos do 4º ano, representando toda a comunidade educativa, dirigiram-lhe umas lindas palavras e um aluno de cada turma ofereceu-lhe uma flor com o nome dos alunos da turma e uma palavra que caracterizasse a Irmã.

Obrigada Irmã Rosa pelos seus ensinamentos, pela sua alegria e pelo seu carinho.


Ação de formação "Primeiros Socorros Pediátricos"

 

Foi um gosto ter o pediatra Dr. Hugo Rodrigues no Externato S. João Bosco, que proporcionou uma excelente apresentação sobre os primeiros socorros pediátricos.
O rigor e a informação clara e concisa, permitiu a todos os formandos esclarecimentos práticos na forma de atuar em caso de urgência, que promovem a saúde, o bem-estar e a segurança das crianças.
Obrigada Dr. Hugo!
Agradecemos a todas as pessoas que estiveram presentes e esperamos encontrar-nos em futuros eventos.


O nosso Magusto

No dia 10 de novembro, festejamos, na nossa escola, o dia de S. Martinho. Cada turma preparou, na sua sala, os cartuchos para colocar as castanhas assadas, que estavam deliciosa! Mais uma vez S. Martinho brindou-nos com um fim de tarde soalheiro, para podermos fazer o nosso magusto ao ar livre.


Visita de estudo a Guimarães
No dia 3 de novembro, os alunos do 4.º ano fizeram uma visita a Guimarães, berço de Portugal. Foi uma oportunidade de "voltarem atrás no tempo" e "ver com os próprios olhos" a História de Portugal que estão a estudar.
Nesta visita de estudo puderam ver, bem de perto, o castelo do nosso primeiro rei de Portugal e ainda tiveram o privilégio de ter uma visita guiada, pela duquesa "D. Constança" e a sua aia, ao Paço dos Duques e à Igreja de S. Miguel onde D. Afonso Henriques foi batizado. Durante o dia visitaram ainda o monte da Penha e o Santuário da N. Sra da Penha. Por fim, assistiram a uma peça de marionetas sobre a história de D. Afonso Henriques.
Foi um dia maravilhoso de História!

Eucaristia das Missões e Entrega do Ano Letivo

Na sexta-feira, dia 27, celebrámos a nossa primeira Eucaristia, na qual entregámos a Jesus o novo ano escolar e rezámos por todos os missionários.


A nossa Biblioteca
 

 


O sétimo aniversário da Biblioteca
 

Na terça-feira dia 24 de outubro, festejamos o sétimo aniversário da nossa biblioteca, com muita emoção. As fadinhas da biblioteca, com a ajuda de todos os alunos, apresentaram a encenação da história “O Cuquedo”, cantamos os parabéns e comemos bolo. Por fim, recebemos uma pequena lembrança e fomos conhecer as novas instalações da biblioteca.


O Dia Mundial da Alimentação

Nesta segunda-feira, dia 16, celebramos o Dia Mundial da Alimentação, na nossa escola. Logo de manhã, juntamo-nos no salão para assistimos à peça de teatro "A Galinha Ruiva". Já nas salas, cada turma esteve a fazer pão de algas para, no final do dia, lanchar.


13 de outubro

Na sexta-feira, dia 13, todos os alunos da nossa escola, juntaram-se no salão para rezar a Maria e ver um excerto do filme "O dia em que o sol bailou". Desta forma relembramos a última aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos.


Visita de Estudo à Quinta Pedagógica D'Alvarenga

Os nossos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos visitaram a Quinta D'Alvarenga, em Alvito S. Pedro, Barcelos. Foi um dia intenso, no meio da natureza, onde tiveram a oportunidade de conviver com os animais da quinta, plantar hortaliças na horta, colher legumes, apanhar bolotas para alimentar os gamos, dançar, fazer slide, andar de cavalo e ter uma aula de ténis ou golf.


Recolha de algas

Este ano, a nossa escola, está a desenvolver um projeto denominado "Algas para que vos quero" em parceria com o "Geoparque Litoral de Viana do Castelo”.

Esta semana, iniciamos assim este projeto com a recolha e seleção de algas, na Praia Norte. Foi uma manhã muito educativa, saudável e divertida!


Compromisso de Finalistas

O dia 18 de setembro foi um dia muito importante, para os nossos finalistas do 4.º ano, pois fizeram o seu compromisso de finalistas. Deste modo comprometeram-se a serem alunos responsáveis e empenhados e a cumprirem os seus deveres com dedicação e alegria, segundo os modelos de D. Bosco, de Madre Mazzarello, Laura Vicunha, Domingos Sávio, Francisco Sales e Maria Auxiliadora.


Pulsar Viana Kids

No passado dia 16 de setembro foi inaugurada no Estação Viana Shopping uma exposição com os trabalhos desenvolvidos por alunos dos 6 aos 12 anos, o "Pulsar Viana Kids".

Os alunos no ATL de verão da nossa escola, foram desafiadas a desenvolver um trabalho inspirado num objeto ou em algo que as fizesse recordar Viana do Castelo, para contar uma história de uma forma plástica. Este conceito visa oferecer uma maior visibilidade e importância aos objetos comuns do dia-a-dia, tornando-os menos banalizados.

Os ateliers foram criados e coordenados pela artista Ana Pérez-Quiroga, vencedora do prémio da Sociedade Portuguesa de Autores - SPA para a melhor exposição de Artes Plásticas de 2014 e portadora de uma série de competências pedagógicas indispensáveis para levar a cabo a implementação do Pulsar Viana Kids. Os trabalhos expostos foram realizados pelo Externato S. João Bosco e nos programas de ocupação de tempos livres da União de Freguesias de Viana do Castelo e das "Férias de Verão 2017" da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Com esta iniciativa lúdico-pedagógica pretende-se contribuir para a obtenção de uma cultura visual mais alargada e promover a oportunidade das crianças explorarem e desenvolverem uma linguagem plástica e artística como meio de expressão pessoal. A escolha de um objeto por uma criança e o envolvimento desse objeto numa história criada por si e que irá representar a criação de um laço afetivo e cognitivo àquele objeto em particular, de modo a que os mais novos percebam que todos os objetos têm uma história para lá da sua utilização diária.


1.º Dia de aulas

Hoje, dia 11 de setembro, iniciou-se mais um novo ano letivo e juntamo-nos todos no salão para conherer os novos alunos do pré-escolar, do 1.º ano e das outras turma e para desejar um bom ano letivo a todos. Este momento também foi propício para apresentar todas as Irmãs,  professoras e funcionárias.

© 2015 Externato S. João Bosco | Av. 25 de Abril, 534 | 4900 - 496 Viana do Castelo
Telf: 258 823 281 | sec.esjb@salesianas.pt | www.esjb.pt
E.P.C. com paralelismo pedagógico por tempo indeterminado e autonomia
Administração
Goldylocks Team