Noticias 1.º Período 2018-2019


Festa de Natal

No dia 15 de dezembro realizou-se a nossa Festa de Natal, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Os alunos apresentaram um espetáculo brilhante através da adaptação da peça “O Natal Embrulhado”. Desta forma todos puderam demonstrar as suas capacidades teatrais, musicais e de dança, que são tão característicos do espírito da nossa escola.

Agradecemos a toda a Comunidade Educativa, à Câmara Municipal de Viana do Castelo e à empresa MP Som e Luz, que contribuíram para que esta festa fosse um sucesso e assim ficasse marcada na memória de todos os vianenses.

 

Está a chegar o Natal

No dia 4 de dezembro, fizemos a montagem do presépio e da restante decoração de Natal.As Irmãs também montaram um lindo presépio na nossa capela e decoraram outros recantos da nossa escola. Agradecemos a todos os pais e familiares que ajudaram a transpor a magia do Natal para o Externato S. João Bosco.


Simulacro de incêndio

No dia 22 de novembro, pelas 14h45, deflagrou na cozinha um foco de incêndio. Foi utilizada uma máquina de produzir fumo de forma a simular o incêndio e num tempo inferior a cinco minutos a seguir ao sinal de alarme, todos os utilizadores da escola evacuaram para o ponto de encontro. Após a avaliação do local pelas forças presentes, foi dado por terminado o exercício e dada ordem para que todas as atividades regressassem à normalidade.
Estiveram presentes, os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo e a PSP.
Com o objetivo geral de testar o plano de emergência interno, é essencial todos os anos realizar-se este exercício, de forma a criar respostas mais rápidas e sensatas em contexto real.
Obrigada a todos pelas atitudes demonstradas e que permitiram que a realização do exercício fosse, novamente, concluída com sucesso.


Lanches saudáveis

É extremamente importante que as nossas crianças tenham as defesas e os nutrientes necessários para aprenderem e crescerem de forma saudável.  Por isso, convidamos o nutricionista João Rodrigues, também pai de uma das nossas alunas, para falar, com os encarregados de educação dos nossos alunos, sobre este assunto tão importante e partilhar algumas dicas essenciais.


A TERRA TREME

“A TERRA TREME” foi uma iniciativa da Autoridade Nacional de Proteção Civil que procurava chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Desta forma, no dia 5 de novembro, pelas 11h05 a Terra “tremeu” durante 1 minuto e os nossos alunos executaram 3 gestos importantes para a sua segurança no caso de um verdadeiro sismo: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.


Eucaristia das Missões

Na sexta-feira, dia 26 de outubro, celebrámos a nossa primeira Eucaristia, na qual entregámos a Jesus o novo ano escolar e rezámos por todos os missionários.


8.º Aniversário da Biblioteca

A nossa biblioteca, no dia 24 de outubro, fez 8 anos e para comemorar esta data juntámo-nos no salão, com as "Fadinhas da biblioteca", para cantar os parabéns e comermos uma fatia de bolo.

 


Projeto Missões 2018

Estamos no mês missionário e este ano vamos ajudar as crianças, adolescentes e jovens do distrito de Taracuá, no Brasil, para que tenham melhor qualidade de vida.


Dia da Alimentação

No dia 16 celebramos o Dia da Alimentação.
Este ano, reforçamos a importância que os frutos têm na nossa alimentação, por isso de manhã, as "fadinhas" da Biblioteca contaram-nos a história "A menina que não gostava de fruta" de  Cidália Fernandes.

À tarde, já nas salas de aula, os alunos fizeram um batido de fruta.


Alimentação saudável

 

Está a chegar o dia da alimentação e por isso o Dr. João Rodrigues, nutricionista, veio à nosa escola falar-nos sobre a importância em termos uma alimentação saudável.


Visita de Estudo à Quinta Pedagógica de Braga

No dia 4 de outubro tivemos a nossa primeira visita de estudo. Os nossos alunos da Pré-escolar, do 1.º ano, 2.º ano e 3.ºs anos visitaram a Quinta Pedagógica de Braga. Como nesse dia se celebrava o Dia Mundial do Animal, de manhã, a Nortdog, que promove o treino e a socialização dos cães, com educação, para melhor integração na sociedade, deu-nos a conhecer 4 amigos que nos demonstraram tudo o que aprenderam nesta academia. No final da demonstração, os nossos alunos, puderam acariciá-los, passear com eles e até dar-lhes umas guloseimas.

Depois do almoço brincaram um pouco no parque e exploraram a vegetação em redor. Em seguida visitaram os animais da quinta, o pomar, as hortas se andaram de charrete. Foi um fantástico dia passado no meio da natureza!


Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro celebramos o Dia Mundial da Música e as Fadinhas da Biblioteca, juntamente com a professora de música, prepararam uma surpresa para os nossos alunos. De uma forma divertida e cheia de música contaram a história O Flautista de Hamelin.


Dia Europeu das Línguas

No dia 26 de setembro celebrou-se o Dia Europeu das Línguas. O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente. Conhecer outras línguas traz benefícios para a vida proficional e pessoal, sendo este dia um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.

Para celebrar esta data, os nossos alunos reuniram-se no pátio da escola e cantaram uma canção muito especial, resultado da interdisciplinaridade das unidades curriculares de Inglês e Educação Musical.


Compromisso de finalistas

O dia 17 de setembro foi um dia muito importante, para os nossos finalistas do 4.º ano, pois fizeram o seu compromisso de finalistas. Deste modo comprometeram-se a serem alunos responsáveis e empenhados e a cumprirem os seus deveres com dedicação e alegria, segundo os modelos de D. Bosco, de Madre Mazzarello, Laura Vicunha, Domingos Sávio, Francisco Sales e Maria Auxiliadora.


1.º Dia de aulas

No dia 12 começou mais um ano letivo e para dar as boas vindas a todos os alunos, juntamo-nos todos no salão. Aqui também conhecemos os novos alunos da pré-escolar, do 1.º ano e alguns alunos dos 3.º e 4.º anos que frequentam pela primeira vez a nossa escola. Este momento também foi propício para apresentarmos aos novos alunos as Irmãs, professoras e funcionárias.

De tarde assistimos à peça de teatro "O Cuquedo e um amor que mete medo" e no final tivemos uma aula de Hip-hop, dada pela professora Marisa.

 

© 2015 Externato S. João Bosco | Av. 25 de Abril, 534 | 4900 - 496 Viana do Castelo
Telf: 258 823 281 | sec.esjb@salesianas.pt | www.esjb.pt
E.P.C. com paralelismo pedagógico por tempo indeterminado e autonomia
Administração
Goldylocks Team