CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 

 

 

 

 

O Externato está situado na Avenida 25 de Abril, nº 534  4900-496 Viana do Castelo.

A entidade titular do EXTERNATO S. JOÃO BOSCO é o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – Salesianas.

É uma Instituição de Ensino Particular, com Alvará n.º 1932 para o 1º Ciclo do Ensino Básico, e uma Escola Católica.

Esta instituição é orientada pelas Irmãs desde o dia 21 de Agosto de 1959.

 

O Externato tem como finalidade favorecer o crescimento e o amadurecimento integral do aluno dentro de uma visão cristã da vida e da cultura, adotando o projeto educativo herdado de S. João Bosco e de Santa Maria Domingas Mazzarello e explicitado na proposta educativa das escolas salesianas.

 

Atualmente estão matriculados aproximadamente 168 alunos distribuídos por sete turmas do 1.º ciclo e uma da pré-escolar.

 

Além do ensino curricular normal, são orientadas atividades de enriquecimento cultural e estudo. Também se proporciona formação catequética para as crianças que não têm possibilidades de frequentar a Paróquia, por incompatibilidade de horários.

Após o encerramento do ano letivo há atividades de OTL (ocupação de tempos livres) para quem necessitar.

Sendo uma escola católica pretende ser um espaço de vida, oferecido às crianças e às famílias como alternativa a outros modelos de escola.

 A proposta educativa é sempre válida e atual, mas para conseguir os seus objetivos requer a convergência de toda a comunidade educativa.

 

 

A Pedagogia Salesiana

Baseia o seu agir sobre três alicerces fundamentais: Razão, Religião e Carinho (Sistema preventivo)

S. João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadores da nossa Instituição, dedicaram as suas vidas à causa das crianças e jovens mais necessitados.

Como eles, também nós desejamos que os alunos do Externato S. João Bosco cresçam saudáveis, que sejam ágeis nos diversos setores das aprendizagens e que se preparem bem para exercerem uma profissão de sucesso, que lhes garanta conforto, vida equilibrada e feliz. Como Escola Católica investimos no anúncio concreto dos valores evangélicos.

 

 

 

 

Linhas de Organização de acção educativa:

 

a) Documentos

A organização da ação educativa na escola salesiana vem determinada nos seguintes documentos que constituem as linhas gerais que definem a ação educativa e pedagógica da escola:

 

         Proposta educativa da Escola salesiana - Projeto Educativo 

 

     Oferece as linhas básicas da identidade da Escola -espaço privilegiado de educação e evangelização dos jovens.

     Apresenta as ideias-força ou carácter específico que define a escola como católica ao serviço da sociedade e da Igreja.

 

         Plano Educativo-Pastoral / Plano Anual de Atividades

      É motor de arranque da Escola. Desenvolve o tema educativo-pastoral escolhido para o ano em curso e concretiza as ações no calendário escolar. Este documento tem uma vigência anual e define, em função do Projeto Educativo os objetivos, a forma de organização e de programação das atividades e procede à identificação dos recursos envolvidos.

 

         Regulamento Interno A escola ao concretizar os aspetos organizativos tem em consideração a legislação vigente e o Regulamento Interno. Um conjunto de normas que regulam o seu funcionamento e garante a adequada coordenação de todos os grupos e pessoas que constituem a Comunidade Educativo-pastoral.

 

         O Projeto Curricular de Escola - constitui um documento definidor das estratégias de desenvolvimento do currículo nacional, visando adequá-lo ao contexto de cada escola.

       O Projeto Curricular de Escola articula-se com o Projeto Educativo de Escola e constitui a matriz para aposterior elaboração do Projeto Curricular de Turma.

                 

 

b) A Comunidade Religiosa

É animadora de: espiritualidadefraternidade -  educação em estilo salesiano.

 Juntamente com os pais, encarregados de educação, professores, auxiliares da Ação Educativa e outros adultos colaboradores constituem a Comunidade Educativa.

 

 

c) Comunidade Educativa

Na Comunidade Educativa, (professores, colaboradores, pais…), cada membro desempenha o seu papel com sentido de pertença e de responsabilidade.

As famílias são parte integrante do processo de formação dos nossos alunos e por isso o Colégio procura estabelecer uma relação de grande proximidade com os pais e encarregados de educação, envolvendo-os nesta partilha das responsabilidades educativas. Embora não haja órgãos formalmente constituídos, estão instituídas várias oportunidades de diálogo formal com os pais e outras informais, que se vão sucedendo ao longo do ano, conforme as necessidades.

© 2015 Externato S. João Bosco | Av. 25 de Abril, 534 | 4900 - 496 Viana do Castelo
Telf: 258 823 281 | sec.esjb@salesianas.pt | www.esjb.pt
E.P.C. com paralelismo pedagógico por tempo indeterminado e autonomia
Administração
Goldylocks Team